CASAMENTOS





Guia de Casamento

escolhendo A DATA DO CASAMENTO
Marcar o casamento para o final de semana facilita bastante para os convidados que virão de outras cidades e também para aqueles que trabalham.
Se puderem fazer coincidir a data do casamento com a época das férias de vocês, poderão prolongar a lua-de-mel e passar mais tempo juntos, sem a preocupação de ter que voltar correndo.
Um casamento ao ar livre é lindo, mas não se esqueçam de verificar os períodos de chuva, frio, horário de verão, etc. Estes cuidados podem ser muito úteis para evitar que seu grande dia “vá por água abaixo”.
Verifiquem as datas de feriados e grandes eventos de sua cidade que poderão dificultar e comprometer alguns serviços, como reservas em hotéis, aluguel de salão, etc.
Ao escolher a fata, vejam se a igreja, templo ou local escolhido estará disponível. Alguns precisam ser reservados com até um ano de antecedência.

O VESTIDO DE NOIVA
Finalmente chegou o dia de escolher o seu vestido e como toda noiva, você quer ser o centro das atenções. Nada mais natural!

Dicas por tipo físico
Se você é do tipo pequena: Para você parecer mais longelínea, prefira modelos de vestidos de noiva sem mangas e fuja de tudo que seja pesado e volumoso. Opte por modelos de corpo justo, sem mangas e com cinturas altas. Pois, são detalhes que farão com que você pareça mais alta. Esqueça os curtos, golas e decotes muito fechados. Se for bastante magra opte por modelos de vestidos de noiva que marquem a silhueta. Use sapatos altos e véu comprido para parecer mais alta. As meias deverão ser no estilo suave e clássico, para não tirar atenção do seu vestido de noiva. Uma boa pedida para os sapatos são os modelos forrados e bordados com o mesmo tecido ou de pelica branca.
Se você é magra: Usufrua o volume das saias e use vestido de noiva com uma cauda longa. Aplicações ou detalhes horizontais dão amplitude à silhueta e vestidos de noiva mais justos darão óptimo caimento. Abuse dos tecidos mais encorpados. Você também poderá usar bordados, drapeados, rendas e mangas bufantes. Como as mulheres magras podem usar praticamente tudo, é possível ousar nas caudas e usar várias camadas de tule na parte inferior do vestido de noiva. É possível também disfarçar ombros estreitos com detalhes mais volumosos na parte superior dos vestidos de noiva. E na hora de escolher os sapatos considere a altura do noivo dando preferência para um modelo do tipo channel.
Se você é gordinha: Eis aqui a palavra gordinha, mas que fique claro que é uma expressão carinhosa, ok? Bem, voltando ao que interessa, é preciso acentuar que você deve concentrar os detalhes no decote para que ele disfarce a cintura. Evite tecidos volumosos, esvoaçantes e o tule. Você deve fugir dos vestidos de noiva de modelos largos, pois eles irão chamar a atenção para o que você deseja tanto esconder. Está indicado também o uso de corpetes, cintura baixa em ponta, mangas secas e abuse dos decotes em "vê", pois eles ajudarão a diminuir o busto. Caso você tenha os braços gordinhos ou muito busto, reduza o volume das mangas. Para os sapatos, escolha modelos forrados de pelica e considere também a altura do noivo.
Se você é alta: Use decotes profundos, pois eles favorecem os ombros e o colo. Sinta-se à vontade para usar caudas longas, os tecidos mais volumosos e modelos de vestidos de noiva mais justos ao corpo. Se você quiser, fica permitido o uso de vestidos de noiva mais curtos na frente, e evite capas que saem dos ombros. Entretanto, os modelos de cintura marcada são os mais apropriados. Quando for escolher os arranjos da cabeça, lembre-se da estatura de seu futuro marido. No seu caso indicamos o arranjo do tipo baixo. E não se esqueça: Você deverá usar sapato de salto baixo e caso você escolha um vestido de noiva, cujo modelo seja mais curto na frente, esqueça as sandálias. Pois, mesmo no verão, os dedos dos pés aparecendo dão péssimo efeito sob os vestidos de noiva.

Se você é alta e gordinha: Prefira modelos retos e decotes discretos, pois eles darão a impressão de diminuir os ombros. Cubra os braços com mangas transparentes, lembrando que os detalhes em transparência dão a impressão de "menos volume". Evite saias rodadas e vestidos de noiva volumosos. É melhor optar por tecidos mais leves como musselinas e crepes. Considere o tamanho do salto do seu sapato ou sandália. O mais adequado é aquele que te ofereça uma boa postura e que você sinta-se à vontade durante o tempo em que durar a cerimónia e a recepção do casamento.

Se você é pequena e gordinha: Nada de modelos justos, recortes e costuras apertando a cintura. Cuidado com vestidos de noiva bordados, com rendas e mangas bufantes. O vestido de tipo evasê cai muito bem para o seu tipo físico, os brilhos poderão ser usados, mas sem abusos. Uma saia longa com cauda discreta ajuda a disfarçar os quadris largos. Evite modelos de vestidos de noiva aderentes ao corpo, prefira uma saia pouco volumosa e comprida. Os modelos de vestidos de noiva da linha clássica, sem muitos detalhes, são os mais apropriados. O estilo do sapato vai depender do modelo do seu vestido de noiva. Caso você opte por um modelo mais formal, seus sapatos deverão ser forrados. Prefira salto alto e do estilo channel.
E não esqueça, todas estas dicas são sugestões do site para que o seu vestido de noiva seja mais que a realização de um sonho, seja a própria conquista e faça você uma noiva mais feliz e linda, no dia mais importante de sua vida. (http://www.cristinalopes.pt/57303/78833.html)

ACESSÓRIOS

LUVAS: Usar ou não usar fica a seu critério. O tamanho das luvas varia de acordo com o modelo do vestido e o horário da cerimônia.
CHÁPEU: O uso de chapéu é indicado apenas para cerimônias diurnas que acontecem ao ar livre, de manhã ou a tarde, e acompanha bem tanto vestidos quanto tailleurs.
CABELO: Se você tiver cabelo comprido, você poderá usá-lo preso ou semi-preso para realçar a beleza do seu rosto. O cabelo solto, enfeitado com uma delicada tiara de flores, é mais indicado para casamentos realizados pela manhã ou informais.
v  Os brincos devem ser discretos e combinar com o vestido. Se ele for muito bordado no corpo, não use colar.
v  O véu pode ser renda ou tule, curtinho ou bem comprido (de acordo com seu gosto, modelo de vestido, horário de cerimônia e tamanho da igreja), com tiara ou grinalda à sua escolha.
v  Nas mãos leve apenas o buquê
v  As daminhas em seu casamento deverão acompanhar o estilo de seu vestido de noiva.

Dica: Teste a sua tiara ou arranjo de cabeça dias antes do casamento. Se for muito pesada, machucar ou escorregar do cabelo ainda dará tempo de escolher outro modelo.